Atualizado em 06/06/2020!
Fazia tempo que não postava nenhuma resenha de livro por aqui, o que não significa que não tenha lido nada desde o último post a respeito. Muito pelo contrário!
A resenha de hoje é fruto de uma sucessão de acontecimentos, primeiramente, voltei a me dedicar à minha veia empreendedora após realizar o excelente curso de Lean Startup com o pessoal da Semente Negócios e da Ionatec. Graças aos conhecimentos adquiridos no curso, consegui fechar o escopo da startup que tenho em conjunto com dois amigos, o Busca Acelerada (http://buscaacelerada.com.br), e lançamos o sistema em apenas 15 dias de desenvolvimento.
Visando garantir um crescimento orientado pelas boas práticas do Lean Startup, acabei adquirindo o referido livro do autor do movimento: Eric Ries, que vale cada centavo.
Se preferir, esta resenha pode ser apreciada no vídeo abaixo, no meu canal no Youtube.
O que é Lean Startup?
Eric Ries não inventou nada de novo exatamente, mas nos traz uma abordagem conjunta das melhores práticas de desenvolvimento de produtos orientados à geração, entrega e captura de valor. Fortemente baseado em práticas largamente difundidas como o Lean Thinking (Mentalidade Enxuta), Customer Development (Desenvolvimento de Clientes), Agile Methods (Métodos Ágeis), Business Model Generation, contabilidade para inovação, MVP e muitos outros conceitos, o Lean Startup refere-se a um grupo de métodos científicos para reproduzir o sucesso de startups conhecidas ao invés de apenas desenvolver um sistema e “ver no que vai dar”.
O autor prega que apesar do ambiente caótico dos negócios digitais, onde nem mesmo sabemos quem são nossos clientes ou o quanto pagariam por nosso serviço, existem sim maneiras de diminuir esses riscos e trazer um pouco de sanidade à mente dos empreendedores digitais. Mais do que um livro de criação de startups, A Startup Enxuta aborda de maneira extremamente completa e embasada em cases de sucesso, as melhores práticas para tirar uma idéia da sua cabeça e colocá-la no mercado em ciclos que ele chama de construir-medir-aprender, que são o motor de crescimento de qualquer startup.
Recomendadíssimo para quem tem mais idéias do que seu cérebro pode aguentar e menos tempo para pôr em prática do que gostaria. Que é o meu caso, hehehe. Pode ser encontrado na Amazon.
Aqui no blog já escrevi dois artigos sobre MVP embasados no livro e em experiências pessoais que podem lhe interessar: você sabe o que é um MVP e Criando um MVP na prática.
Mais Material
O livro em si é bem completo, mas ele próprio cita outras fontes, que também ouvi dos professores do curso que fiz. Além destas, reproduzo abaixo alguns links muito úteis na Internet para quem está buscando mais informação ou treinamentos sobre o assunto.
- Site Oficial do Livro
- Site Brasileiro do Livro
- The Four Steps to the Epiphany de Steve Blank (criador do Customer Development)
- Running Lean de Ash maurya (criador do Lean Canvas)
- BizStart, uma aceleradora brasileira que vende cursos online de Business Model Generation e Lean Startup
- BootStrappers, outra aceleradora que vende cursos online de Empreendedorismo Digital com Lean Startup
Olá, tudo bem?
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] funcional” por “entrega de valor” e você tem um princípio à prova de métricas de vaidade. A principal métrica de sucesso de qualquer time deve ser o quanto de valor ele entrega para a […]
[…] Lean Thinking (Mentalidade Enxuta, 1996) criando a cultura Lean nos anos 2000 (Lean Development, Lean Startup, Lean Enterprise, etc), outra vertente muito forte que influenciou e foi influenciada pela cultura […]