Atualizado em 16/02/19 com duas traduções de livros e a nova versão de outro!
Desde a criação do Agile Manifesto em 2001 e a consequente popularização dos métodos ágeis no início deste século que eu tenho como o maior ganho promovido pelo modelo a aproximação da área de negócio das empresas com área de TI das mesmas. Essa aproximação se dá em grande parte à obrigatoriedade do papel do Product Owner dentro dos Times Scrum, sendo esse o framework ágil mais difundido no mundo.
No entanto, para que essa conexão produza bons frutos é necessário que o papel do Product Owner seja respeitado e que o mesmo possua as skills necessárias para tanto. Mas que skills seriam essas?
Um Product Owner geralmente é um especialista na sua área de negócio, mas não necessariamente um especialista em métodos ágeis. No entanto, diferente de um Scrum Master ou de um Agile Coach que devem respirar métodos ágeis no seu dia-a-dia, um Product Owner deve respirar concepção e desenvolvimento de produtos de maneira ágil, tema central das leituras que recomendarei neste artigo.
Clique nos títulos ou nas capas para ver o livro na Amazon.
Mais sobre o papel do Product Owner pode ser conferido neste vídeo do meu canal.
A Startup Enxuta
Obra máxima de Eric Ries, A Startup Enxuta (Lean Startup no original) já foi motivo de resenha aqui no blog e dispensa apresentações. Conceitos como MVP (Minium Viable Product), Contabilidade para Inovação e o ciclo Build-Measure-Learn são obrigatórios no repertório de qualquer Product Owner.
Business Model Generation
Este fantástico livro de Alex Osterwalder (até a edição é excelente, já fiz resenha aqui no blog) introduz o famoso Business Model Canvas, estrutura o raciocínio sobre a ideação de modelos de negócio inovadores e nos traz diversos cases de modelo disruptivos que empresas famosas descobriram para se reinventar.
Value Proposition Design
Outra obra-prima de Alex Osterwalder, desta vez ele nos introduz ao Value Proposition Canvas, uma poderosa ferramenta que auxilia os Product Owners a fazer a conexão certa entre o que os clientes desejam e o que o seu produto realmente deve ser.
Sprint
Ao contrário do que o nome sugere, este não é um livro de Scrum, mas sim um livro sobre o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. É muito interessante de ler e aplicar, tendo sido escrito por Jake Knapp em parceria com membros do Google Ventures.
Reinvente sua Empresa
ReWork no original de Jason Fried, este livro é a versão parruda e mais moderna do recomendadíssimo Caindo na Real, escrito pelos fundadores do Basecamp. Não apenas promove uma mudança cultural na cabeça de quem lê, ele dá aos Product Owners um passo-a-passo de como orientar a criação de aplicações ágeis e que realmente atendem as necessidades dos clientes com menos pessoas e menos software.
Lean Inception
Paulo Caroli é um engenheiro de software e autor brasileiro que ficou famoso no mundo inteiro com a sua Lean Inception, um método de concepção de novos produtos muito alinhado aos conceitos do Lean Startup, permitindo que através dos métodos descritos em seu livro, empresas consigam definir os escopos de seus novos produtos em até uma semana de trabalho.
Scrum
O mais famoso livro sobre Scrum do mercado (ele aparece na minha lista de 6 livros recomendados para aprender agilidade), o “livro amarelo do Scrum” foi escrito por Jeff Sutherland, um dos criadores do Scrum e uma das figuras mais famosas em agilidade no mundo inteiro. Não é exatamente um livro que te ensina como dominar o framework, mas que te dá a base histórica e teórica do framework, seus princípios e como eles são aplicados em diversos contextos através de todo tipo de case. Essencialmente um livro sobre cultura ágil.
Comece a sua Startup Enxuta
O excelente Running Lean do Ash Mauriya foi traduzido como “Comece sua Startup Enxuta” e traz conceitos de outros livros como o Business Model Generation e o Lean Startup para outro nível, mais focado em produtos digitais e na realidade que os permeiam. Ele ajuda o profissional de produto ou empreendedor a parar de fazer conjecturas e validar suas hipóteses em campo, com ferramental sugerido pelo autor. Se eu pudesse resumir esse livro em uma frase seria: saia do escritório e vá falar com seus clientes.
Do Sonho à Realização em 4 Passos
Esse livro de Steve Blank (um dos maiores investidores e mentores do Vale do Silício) é o avô do movimento Lean Startup, tendo sido Blank o professor do Eric Ries (autor do Lean Startup). Neste livro ele introduz conceitos como Customer Discovery e Customer Development, trazendo à tona questões como a busca pelo Product-Market Fit e tantos outros conceitos importantíssimos para todos profissionais responsáveis pela criação de produtos no século atual. Apesar do nome tosco da tradução brasileira (o original é The Four Steps to the Epiphany ou Os 4 Passos para a Epifania) não é um livro de auto-ajuda e sim um método de validação e desenvolvimento de Product-Market Fit.
Agile Product Management with Scrum
Esta é uma obra-prima do guru dos Product Owners, Roman Pichler. É um livro que já foi traduzido pro Português mas que é bem difícil de achar a versão nacional, sendo bem mais fácil comprar o ebook na Amazon, embora um tanto salgado. Mas felizmente vale a pena cada centavo se você está investindo na carreira de PO. Roman fala do MMP (Minimum Marketable Product), fala de grooming, de planejamento de releases e ajuda de uma vez por todas a entender este importante papel dentro de times ágeis.
Esqueci algum livro que você gostaria de adicionar na lista? Me mande nos comentários!
Ah,m e quer mais um conteúdo bacana sobre carreira de Product Owner? Dá uma olhada no vídeo abaixo.
* OBS: curtiu o post? Então dá uma olhada no meu livro de Scrum e Métodos Ágeis e/ou no meu curso (abaixo) sobre o mesmo assunto!
Olá, tudo bem?
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.