Atualizado em 11/07/19!
Uma Definição de Pronto (Definition of Done, no original) é um artefato Scrum usado para garantir a qualidade do produto desenvolvido a cada iteração (Sprint). Um documento, um contrato entre os membros do Time Scrum e demais envolvidos para que todos entendam o que um produto “pronto” (done) significa.
Mas como criar uma definição de pronto que realmente funcione, que não seja apenas uma burocracia sem sentido no meio de um processo de desenvolvimento que deveria ser ágil?
Vou mostrar algumas ideias aqui no artigo!
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Basicamente a definição de pronto é o documento que define o que é considerado, para todos envolvidos no projeto, o que “pronto” (done) significa.
Quais são os requisitos para arrastar um card para a coluna DONE do Kanban? Se um desenvolvedor diz que algo está pronto, o que isso significa? O que o Product Owner espera ver, em termos gerais, durante a Sprint Review?
Essas são algumas perguntas que podem nortear a construção deste documento, que geralmente e um checklist de coisas a serem realizadas/verificada, antes de uma tarefa ser dada como pronta e, como manda o pilar da transparência do Scrum, deve ser visível e conhecido por todos do time. Dica: coloque ao lado do Kanban.
Documento colaborativo
Um primeiro ponto a se considerar é que a criação da definição de pronto deve ser realizada de maneira colaborativa, ou seja, por todos os membros do Time Scrum. Claro, alguns membros possuem mais direitos, e outros mais deveres, como o Time de Desenvolvimento, por exemplo, que será o principal encarregado de implantar os itens da definição de pronto na sua rotina de desenvolvimento. Já o Scrum Master deverá garantir e auxiliar o time na execução do que prega este documento, afinal, ele faz parte do processo Scrum e deve ser respeitado. E por fim, o Product Owner espera que todos os itens dados como prontos e entregues estejam dentro do padrão de qualidade acordado na definição de pronto.
Achou complicado? Não deveria, é mais simples do que parece.
Um bom começo é, durante a primeira Sprint Planning, o time definir a v1 da sua definição de pronto. Pense em uma folha A4 e comece com coisas simples como dizer que “todo item dado como pronto deve ter passado em testes unitários” e depois se aprofunde em itens mais “avançados” como testes de regressão, teste em pares, etc e até mesmo itens difíceis dependendo da disponibilidade do Time Scrum como “aprovar com o Product Owner”. Sim, é bem complicado deste último item ser factível pois geralmente o Product Owner não é (mas deveria ser) tão acessível quanto gostaríamos.
Como tudo no Scrum (pilares da inspeção e adaptação, lembra?), itere e melhore sua definição de pronto a cada Sprint. Pegue o que deu errado na Sprint Review (ela nunca sai 100% como foi planejado pelo Time de Desenvolvimento), aborde na Sprint Retrospective e aplique de maneira aperfeiçoada na próxima Sprint Planning. Comece simples e avance rapidamente. Lembre-se que a função deste artefato é garantir a qualidade, mas lembre-se também de se manter ágil. A dose certa de um e de outro é você que vai descobrir.
E por último, eu sugiro fazer na Sprint Planning pois dependendo dos itens colocados na sua definição de pronto, o tempo para que cada entrega fique pronta pode mudar drasticamente. Tenha a definição de pronto pronta antes de jogar Planning Poker, por exemplo.
Contrato moral
A definição de pronto é algo com o qual o time se compromete a cumprir para garantir a qualidade das entregas. Sendo assim, é um contrato moral. Moral porque estamos falando de pessoas e processos, não há um elemento de software envolvido, lhe cobrando diariamente que cumpra os requisitos do documento, embora o time possa optar por usar algum, como um dos itens da definição, mas nada a substitui.
Sendo um contrato moral e ao mesmo tempo algo colaborativo, o time terá de achar o checklist que agrade a todos, incluindo aqui o Product Owner, que é quem tem a palavra final sobre os itens do Backlog que o Time de Desenvolvimento está trabalhando. Jamais crie uma definição em que não há unanimidade dentro do Time pois caso contrário ela será sabotada, mais cedo ou mais tarde. Caso o time seja inexperiente, como Scrum Master “force” algumas regras pedindo um voto de confiança, explique que esse documento poderá ser alterado na próxima Sprint caso o Time não se adapte.
Mas principalmente: crie um documento que seja útil para garantir a qualidade das entregas que seja executável, exequível. É muito fácil cair na tentação de adicionar dezenas e dezenas de itens de qualidade que jamais serão empregados no projeto como “validar pessoalmente com o cliente final” seja porque não é prático, seja porque realmente é inviável (ex: cliente do outro lado do mundo). Se o Time optar por ferramentas, escolha o menor conjunto delas possível, caso contrário o tempo de desenvolvimento poderá ser enormemente afetado ou a definição enormemente sabotada.
E se você acha que seu Time não dará atenção a um contrato moral, que tipo de time você montou para executar o projeto?
Exemplos e Contra-exemplos
A seguir alguns exemplos de itens que já implementei em Times Scrum que eu liderei como Scrum Master e que sei que funcionam. Obviamente, alguns deles não funcionam dentro de realidades fora das que eu vivenciei, uma vez que a maioria das empresas que trabalhei desenvolviam software para si mesmas (cliente interno). Também obviamente não pegue todos e coloque na sua definição. Use-os como ideias, não tenho intenção alguma definir o que significa “pronto” para o SEU time de desenvolvimento.
Lembre-se que a definição de pronto deve ser clara e não permitir desculpas como “está pronto, só falta testar”…
Toda tarefa de software, para ser considerada pronta, deve…
Ter sido atualizado com o controle de versão e permanecer compilando;
Isto é o mínimo que se espera de algo dado como pronto. Em Times que usem versionamento de código (algum não usa?) o desenvolvedor, após concluir a codificação da tarefa, pegar a última versão do servidor, rodar seus testes (ver abaixo), fazer a fusão (merge) do que for necessário e garantir que, antes de enviar seu código amalgamado ao servidor, que tudo continua compilando. Ponto.
Contra-exemplo: cuidado com o envio de software inacabado (mesmo que algumas features individuais já estejam) para produção. Versionadores de código (como TFS, SVN, Git, etc) possuem recursos como branches e forks que permitem aos desenvolvedores manterem sempre uma versão de produção 100% operacional e livre de bugs enquanto trabalham em outra versão mais instável. Colocar na definição de pronto que o requisito de software desenvolvido esteja rodando em produção é muito perigoso.
Ter passado nos testes unitários com sucesso;
Se você ainda não usa Testes Unitários em sua equipe de desenvolvimento, deveria. A ideia aqui, basicamente, é que, se você testar cada uma das micro-partes que envolvem o seu software (unidades) isoladamente, a probabilidade de que o todo funcione é muito maior, ao mesmo tempo em que lhe obriga a manter um baixo acoplamento do seu software para que ele possa ser testado em micro-pedaços.
Contra-exemplo: colocar TDD na definição de pronto sem que o time tenha experiência com a metodologia. TDD é bem complicado e difícil de ser seguido à risca, mais do que o próprio Scrum.
Ter passado por testes de uso de outro colega da equipe;
Desenvolvedores tendem a ser os piores testadores do mundo quando o assunto é testar suas próprias criações. Certamente temos um gene defeituoso que faz com que auto-sabotemos os testes visando não encontrar bugs. Geralmente outro colega da equipe (chamado cross-testing ou peer-review), que não está preocupado com o trabalho que vai dar corrigir qualquer erro encontrado, é um testador melhor que o desenvolvedor original. E se isso não for suficiente para garantir a qualidade, em casos extremos mude para “teste de uso de quem vai usar a feature”, chamando para o teste de uso o próprio usuário da feature.
Ah, esse teste de uso deve ser em ambiente de homologação. Nada de chamar o colega ou o usuário final pra usar na tua máquina. Isso evita aquela famigerada frase: “na minha máquina funciona!”.
Contra-exemplo: teste de uso automatizado. Isso faz com que você perca a experiência da usabilidade do software. Podem existir testes automatizados, mas eles não devem substituir por completo os testes manuais quando o recurso envolver interface gráfica.
O código encontra-se dentro dos padrões da empresa;
É comum, embora não deveria, desenvolvermos uma v1 de qualquer funcionalidade de maneira meio…porca. O que não é “comum” é que essa v1 seja a versão “pronta” daquele requisito. Refatoração é a chave aqui. Garanta com esse item que o código passe por uma avaliação estrutural para ver se está 100% de acordo com as normas de desenvolvimento da empresa (ex. do Google). Obviamente para que isso funcione, estas normas também devem estar visíveis e serem de conhecimento geral do Time de Desenvolvimento.
Contra-exemplo: empresas que possuam normas de desenvolvimento muito particulares tendem a fracassar ao usar este item na definição de pronto. O que seria algo muito particular? Na minha opinião algo que foge aos padrões de codificações oficiais da linguagem/framework utilizados. Quando escrevo código em Java, uso os padrões da Oracle (Camel Case para métodos, por exemplo). Já quando escrevo código em C#, uso os padrões da Microsoft (Pascal Case para métodos, por exemplo). Isso facilita a vida para todos, inclusive novos funcionários e geralmente a resistência por adotar essa prática é culpa do ego dos veteranos da empresa.
Softwares de apoio e documentação atualizados;
Um último item na definição de pronto deve dar cabo de tarefas burocráticas e pouco interessantes, mas igualmente necessárias, como essas. Todo Time de Desenvolvimento usa algum software para controlar seu progresso (Trello, por exemplo). Mas para garantir que esse software mantenha sua utilidade, ele deve permanecer atualizado com o andamento do projeto e aqui o trabalho do Scrum Master deve ser bem forte, porque o time sempre se “esquece” de atualizar. Cobrar atualizações diárias, sempre antes da Daily Scrum, geralmente resolvem este problema, mesmo antes das tarefas serem dadas como pronto.
O mesmo vale para a documentação do projeto. Eu particularmente sempre gostei de Wikis internos por serem um formato de documentação viva, colaborativa e fácil de usar e manter. Obviamente tem empresas que preferem o bom e velho Word. Encontre o que funciona para você, mas garanta que um mínimo de documentação esteja sempre atualizada e visível, como diagramas da arquitetura, do banco de dados, de implantação, etc.
Contra-exemplo: tão nocivo quanto não ter documentação é tê-la em demasia, então tome cuidado com este item, caso contrário o time pode não se comprometer de verdade, gerando um comprometimento flácido.
Conclusão
Estas foram algumas ideias de como criar ou incrementar a sua definição de pronto. A combinação de uma definição de pronto clara, com objetivos e escopos definidos, tendem a garantir entregas consistentes e de qualidade, levando o projeto ao sucesso.
Associar a sua definição de pronto a acrônimos como DEEP, INVEST e SMART também pode ajudar bastante!
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Olá, tudo bem?
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